novembro 12, 2011

Rosa (2011), um hino ao talento criativo

Rosa (2011) foi ontem, 11.11.11, lançado online pelo próprio autor, depois de ter estreado em Maio deste ano no Seattle International Film Festival e ter sido selecionado oficialmente para os festivais Screamfest, Toronto After Dark, Anima Mundi, Los Angeles Shorts Film Festival, tendo sido ainda escolhido para abertura oficial do Sitges International Film Festival neste Outubro de 2011. O filme entretanto gerou tanto buzz internacional que o realizador foi já abordado por alguns estúdios americanos para que se realize uma longa-metragem a partir da curta.


A primeira grande contestação a realizar é que Rosa foi feito integralmente por apenas uma pessoa, o espanhol de 30 anos, Jesús Orellana, com um orçamento de zero euros. Estamos a falar de uma curta de 10 minutos em animação 3d com níveis de produção que estão ao nível de um qualquer estúdio de Hollywood ou do Japão. Orellana terá trabalhado durante um ano inteiro na criação do filme. Apesar de nos revelar que não é um grande aficionado de animação, o seu talento e trabalho de partida, a banda desenhada para a Les Humanoides Associés, está aqui em total evidência.


Rosa apresenta uma narrativa de FC colada a Ghost in the Shell (1995) de Mamoru Oshii, mas num universo próprio criado por Orellana. Impressiona sentir toda a atmosfera criada, as texturas, a iluminação, os ambientes. Sente-se o grafismo sujo, dar vida a um mundo distópico, mas quente. Ao contrário de Ghost não estamos num universo azulado frio, mas alaranjado bastante quente, como que adocicado. Sentimos o calor dos personagens apesar de percebermos que possuem pouco de humano.


O filme é tão perfeito que parece quase um crime falar dos problemas. Antes disso dizer que ter um objeto destes integralmente criado apenas por um ser humano, é deveras espantoso. Quando o filme termina e vemos apenas 1 nome surgir nos créditos é quase inacreditável. Estamos a falar de muitas funções necessárias para criar um filme destes, das quais o guião, personagens, texturas, modelação, animação, ambientes, iluminação, música, cinematografia, montagem, efeitos visuais, efeitos sonoros são algumas das mais evidentes. Nesse sentido diria que de todas as que sinto que precisariam de algum trabalho extra são a animação dos personagens e a montagem, ainda assim estou a falar de pequenos ajustes para ficar perfeito. Mas vejam o filme, experienciem e sintam-se inspirados para os vossos projetos.
En un futuro cercano, la humanidad ha desaparecido, dejando tras de sí un enorme megalópolis carente de vida natural. De la destrucción despierta ROSA, un robot parta del proyecto KERNEL, el último intento de la humanidad de restaurar el ecosistema terrestre recuperando las plantas extinguidas desde largo tiempo atrás. Vagabundeando por las ruinas de la ciudad muerta, Rosa pronto descubrirá que no es la única parte del KERNEL que ha despertado.


ROSA
Autor: Jesús Orellana
Ano: 2011
País: Espanha
Duração: 9min 50sec
Aspect Ratio: 2:35 (Scope)
Digital 2K. Dolby Stereo
385 shots (ASL: 1'6 seconds)


Atualização 22:05, 20.11.2011
O site Short of the Week realizou uma pequena entrevista com o autor, Jesús Orellana, que vale a pena ler. Ficámos a saber que o 3d foi feito com recurso ao Blender e ao Daz Studio. Mas o que continua a impressionar-me é Orellana ter feito um filme deste calibre integralmente sozinho, e sem qualquer experiência em animação ou 3d.
When I first started I had absolutely no idea about animation or video editing, so as a graphic-novel artist, the plan was to make a smaller 2D short film with drawings and very limited animation. Then I started experimenting with some 3D software I used previously for reference in my drawings. I did some rough animations and was very happy with the results. The rest was a lot of tutorials, time, and hard work. I worked on the short full-time, all day, all year. The first six months were mainly a trial and error process.

Sigam as vossas paixões, criem

O Holstee Manifesto surge de um grupo de três pessoas que resolveu despedir-se dos seus empregos para ir trabalhar nas suas paixões.

 The Holstee Manifesto

O que podemos ler aqui é um pequeno hino ao interior de cada um de nós. O Holstee Manifesto apresenta-se na forma de poesia sobre a arte de seguir as paixões que nos movem. Arranjar um sentido para vida, encontrar energia para a auto-motivação, elevar a auto-estima, sentir-se realizado.


O Manifesto é uma chamada para a ação, para construir uma vida cheia de paixão e criatividade. Tudo isto se resume a uma frase final do Manifesto, Go Out and Start Creating, por sinal muito próxima da frase que tenho neste momento no mural do Facebook.

Holstee began as a dream Mike, Dave and Fabian had to create a lifestyle for themselves - a lifestyle which reflects their manifesto. Holstee designs and curates with the hopes that each product and its inherent story inspires others to follow their dream. http://holstee.com/manifesto

novembro 10, 2011

A Educação em Portugal e na Europa

Atualização a azul realizada em: 11.11.2011 às 23:26

Neste gráfico da OCDE (Imagem 1) pode ver-se o estado em que Portugal está ao nível da educação do Secundário. Com muita tristeza podemos ver o que Salazar nos fez, a nossa população dos 55-64 anos (o quadrado) é em toda a OCDE a que apresenta menos Educação conseguida. Não estamos a falar apenas de estar no fim da cauda nestas idades, estamos a falar de diferenças gigantescas (de 12% em Portugal, para 60% média OCDE). E apesar de em 30 anos termos feito um esforço grande, olhem para o nosso triângulo, ainda estamos abaixo do Brasil, e só superamos o México e a Turquia!

Imagem 1 - População que atingiu o ciclo do 10 a 12º anos.

Aliás isto é ao nível da OCDE, ao nível Europeu, Portugal é uma aberração total, um deserto no que toca à Educação. Nós estamos com 44% de alunos que frequentaram o Secundário. Não existe mais nenhum país abaixo do nosso, nem perto do nosso. O mais imediatamente a seguir a nós é a Espanha que tem 66%. Estamos a 22% de distância, mas ela própria está a 15% da média da Europa que é de 80% de frequência do 12º ano.

E depois pedem ao país que Cresça, que Inove, que Crie. Mas como, não temos massa crítica, passámos da Agricultura para os Serviços mas quem ali trabalha continua a ter pouca mais escolaridade do que antigamente.

  Imagem 2 - Comparação da conclusão dos estudos por ciclos entre Portugal e OCDE

Aliás olhando para os dados comparativos de todos os ciclos de estudos (Imagem 2), e agora falando em termos de real conclusão de cada ciclo, temos 28% da população total com mais do que o Ensino Secundário (Secundário+Superior), enquanto toda a OCDE tem 72% de média. Estamos a falar de um distanciamento de 44%, não é uma daquelas comparações com um diferença de 2 ou 3 pontos percentuais. É praticamente o triplo e atenção que na OCDE incluem-se muitos países externos à Europa com menos posses que Portugal.

Imagem 3 - Investimento em Educação em percentagem do PIB

É que olhando para o Investimento em termos de PIB (Imagem 3), Portugal investe 5.6% de toda a riqueza anual que produz em Educação, ou seja em total sintonia com a OCDE que ainda assim é de 5.7%. Ao nível de países como a Finlândia ou a Áustria, o problema é que estes países apresentam ambos uma população de 90% com frequência do 12º ano, ou seja eles estão a investir o mesmo que nós quando apresentam já o dobro das nossas qualificações.


Desta forma nós precisamos obrigatoriamente de elevar o investimento, é crucial para o presente e futuro de Portugal. Mas o que o Nuno Crato nos trás é "fazer mais com menos". E até podiamos dizer, que "a culpa não é dele, isto é da crise, não há dinheiro, ele não pode fazer nada quem manda é o Vitor Gaspar (MF)". Mas não podemos dizer isto, e porque não? Porque o que temos não é apenas a redução da quantidade de dinheiro total investido em Educação, o que temos é uma redução da Percentagem do PIB, e não é pequena, que passa de 5.6% para 3.8% em 2012. Isto é alarmante, isto é uma total aberração, e é fruto apenas e só da Ideologia de quem traçou o orçamento e de quem o defende. Em termos de percentagem do PIB, como se pode ver na Imagem 3, nenhum outro país desprezou assim a educação da sua nação!!!

Assim compreende-se que não exista outra alternativa a fechar escolas, parar a construção de novas escolas, retirar disciplinas que servem de motivação aos alunos como TIC. Ainda assim Nuno Crato conseguirá a proeza de aumentar o mais investimento no ensino secundário Privado, quando o devia estar a distribuir para garantir mais ensino a toda a população e não apenas aos que podem pagar.

Imagem 4 - Panfleto afixado em escolas secundárias em 2011

O que devia estar a fazer era investir fortemente no ensino Técnico-Profissional para motivar os milhares de crianças que não se adaptam ao ensino clássico que é o que faz muito fortemente a Alemanha e também a França. O que devia estar a fazer era incentivar a autonomia das Universidades para que estas continuassem a conseguir mais verbas fora do Orçamento de Estado, e com isso incentivassem os seus quadros a realizar mais e melhor investigação.

Imagem 5 - Fábricas que empregam mão de obra intensiva não qualificada porque é mais barato que o investimento em investigação em novas máquinas.

No fundo o que precisamos de fazer é elevar violentamente a educação da população, porque a mão-de-obra barata que vingou nos anos 80 já não vende. A mão-de-obra barata, aquela que tem apenas a 4ª classe, ou o 9º ano já não vende nem na Europa de Leste. A Nokia ainda este ano deslocalizou uma Fábrica de telemóveis da Roménia para a China. Ou somos capazes de criar mais valia, produzir produtos com altos níveis de qualificação, ou então estamos condenados a Empobrecer.

Analise-se de novo a Imagem 1 e veja-se o exemplo da Coreia do Sul. A Coreia do Sul há 30 anos já estava muito à frente de Portugal. Mas não é isso que vos peço para olhar. Olhem para o salto dado, é de 40 para 100. Em Portugal saltámos de 12 para 48. Ou seja o salto dado pela Korea no mesmo período de anos, é de 60 pontos percentuais, o nosso salto é metade! Mas o que isto quer dizer, mais do que termos apenas crescido metade, é que é possível fazer muito mais.

Agora pensem no mundo da Eletrónica mundial, quais são as marcas das TVs, Telemóveis, DVDs, Ar Condicionados, etc. que todos os dias veem à venda nas grande superficies portuguesas, são a Samsung e a LG. Quantas marcas de carros Coreanos conhecem - Hyundai, Kia, Daewoo ou SsangYong. Não podemos esquecer que a Coreia do Sul não teve Salazar, mas teve uma guerra que levou ao desmembramento do País em Norte e Sul. 


O problema disto é que para em Portugal criar uma marca destas de eletrónica ou carros, não chega ter 14% de licenciados, de todo. Mas em cima disso e talvez mais grave, precisávamos de muitas mais pessoas com qualificações ao nível do 12º ano, não chega ter mais outros 14%. De preferência técnicos qualificados em Metalomecânica, em Mecânica, em Eletrónica, em Informática, em Gestão, em Secretariado. De que me adianta ter milhares de miúdos com 18 anos que sabem muito de Português ou Matemática, mas não sabem fazer nada de concreto! Mas pior é mesmo que a grande massa, 72%, não vai além do ensino básico do 9º ano. Com essa escolaridade não servem a nenhuma empresa que precise de competir internacionalmente.

E factos, a Coreia do Sul está longe de investir 3.8% do seu PIB em Educação, nem 5.6%, a Coreia do Sul nos dias de hoje investe 7% do seu PIB em Educação. E depois venham-me dizer que temos dos sistemas de ensino mais caros do mundo, o que temos é um total desprezo pelo sistema de ensino. O que temos é uma visão miope. O que queremos é continuar a viver como um país pobre, sem saída. 

Ou melhor a saída parece ter sido apresentada por estes dias pelo secretário de Estado Juventude e do Desporto deste governo quando disse, "temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras", isto é o que este governo tem a propor a quem neles votou, é a emigração. Por que segundo eles "esse emigrante regressará depois de conhecer as boas práticas do outro país e poderá replicar o que viu no sentido de dinamizar, inovar e empreender". Claro, mandamos a nossa juventude formar-se à custa dos outros e depois esperamos que eles voltem para nos tirar do buraco!!

Não haja qualquer dúvida disso, é que se esta atitude se mantiver face à educação, aquele fosso entre o quadrado e o triângulo, da Imagem 1, em vez de aumentar vai diminuir e as consequências disso só podem ser o empobrecimento, o regresso à agricultura de subsistência dos anos 50 e 60.

Imagem 6 - A agricultura de subsistência garante apenas a sobrevivência dos envolvidos no trabalho direto.

Estou em crer que este Ministro da Educação ficará para a história como o ministro mais Salazarista, desde os tempos de Salazar, em termos ideológicos.


Toda a informação no relatório Education at Glance 2010 da OCDE.

novembro 08, 2011

Hitchcock, da arte e cinema

Acabo de encontrar dois belíssimos trechos de entrevistas vídeo de Hitchcock dadas em épocas diferente mas sobre o mesmo assunto, a discussão do cinema enquanto objeto de fruição, enquanto objeto arte. E digo que são belos porque encontro nas palavras de Hitchcock exatamente o meu sentir, o meu pensar, no fundo tudo aquilo que sempre me aproximou da arte. Da arte como um todo, não apenas do cinema, mas da pintura, da escultura, da arquitetura, da dança, da poesia, dos comics, da fotografia e mais recentemente dos videojogos.


Nestes dois trechos Hitchcock resume de forma brilhante e em pouquíssimas palavras tudo o que a arte é, em termos técnicos e objetivos, assim como na sua carga subjetiva. Dito isto vejamos o primeiro trecho.

Alfred Hitchcock num Seminário da AFI em 1970
"To be quite honest, content, I’m not interested in it at all. I don’t give a damn about what the film’s about. I’m more interested in how to handle the material to create an emotion in an audience"
Aqui Hitchcock diz-nos tão simplesmente que a arte tem de se exprimir, tem de gerar uma reação na audiência. O conteúdo poderia ser qualquer um, a forma como este é tratado é que muda totalmente o modo como a audiência perceciona esse conteúdo. Mas não se fica por aqui, numa entrevista anterior a esta vai mais ao detalhe,

Excerto de, A Talk With Hitchcock, CBC (1964)
"The painter is not interested in the apples for themselves alone, but in the technique of his work which stimulates the emotion of the viewer of his picture. After all, all art is experience…
 
"in film it is not the story, it is what you do with it… therefore I find that with many people they look at a film and they look at the content only, and  never seem to study (I'm talking about the critical faculty) what was in the film to make an audience goes through these various emotions"
Na verdade Hitchcock não foi apenas um visionário capaz de chegar as massas, convenceu muita da classe daquela altura. A longa conversa realizada entre Hitchcock e François Truffaut em 1962 são disso um ótimo exemplo. Uma conversa que daria um dos livros mais importantes sobre Hitchcock, Hitchcock by Truffaut: A Definitive Study of Alfred Hitchcock (1967) e que pode ser ouvida hoje na integra na Wiki dedicada realizador.


Recentemente o Telegraph promoveu uma discussão à volta dos melhores diretores britânicos de sempre, na qual Hitchcock aparece listado em primeiro lugar. Mais interessante é o modo os críticos resumiram num só paragrafo quem foi Hitchcock,
"Unquestionably the greatest filmmaker to emerge from these islands, Hitchcock did more than any director to shape modern cinema, which would be utterly different without him. His flair was for narrative, cruelly withholding crucial information (from his characters and from us) and engaging the emotions of the audience like no one else."

novembro 07, 2011

Ser Empreendedor em Portugal

A direção do Mestrado em Media Interativos da UM e a coordenação da UC “Comunicação e Empreendedorismo” organizam uma sessão aberta com o criativo Miguel Gonçalves para problematizar e debater a questão do empreendedorismo e das técnicas de procura de emprego numa conjuntura de forte concorrência.

Ser empreendedor em Portugal – problemas e desafios da atualidade
por Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves é um criativo, um orador motivacional com formação em Psicologia que lançou a agência de criatividade Spark, localizada em Braga. A Spark desenvolve acções de formação, palestras e sessões de geração e discussão de ideias para empresas.
O mais recente projeto desta agência - So You Think You Can Pitch - foi encetado em parceria com a Factory e consiste na redifinição das redes de relacionamento entre as empresas e candidatos em Portugal.

O Miguel Gonçalves esteve em Junho deste ano no programa Prós e Contra sobre a Esperança no Futuro e fez um discurso que se tornou viral na rede, conjuntamente com a expressão "bater punho". Aqui fica esse discurso.


Guião da aula aberta

1. Afinal qual é o problema?

2. O Novo MindSet. Pensa como um empresário.
  2.1. Os mantras do empresário
  2.2. Fala a linguagem de negócio
  2.3. O teu modelo de negócio
  2.4. Os teus clientes
3. O teu trabalho é o teu produto e desenvolve-se no terreno, a bater punho.
  3.1. Porque é que o produto não vende?
  3.2. Conhece-te a ti Próprio
  3.3. Features do teu Produto
4. Produto que não está à mostra não vende. CV não é curriculum vitae, é Canal de Vendas

Quando: Terça-feira, dia 8 de Novembro de 2011, 18h00-20h00
Local: Auditório da Escola de Engenharia, em frente ao ICS, Campus de Gualtar, Universidade do Minho

Entrada Livre

novembro 05, 2011

Beat (2011), curta de estudante, mas tão profissional

Mais uma pérola de animação 3d vinda da Bezalel Academy of Arts & Design em Israel. Beat (2011) é o filme de fim de curso de Or Bar-el.


Já não deixa de ser surpreendente esta curta ser uma curta de estudante, mas mais ainda quando o autor nos diz que esta foi a sua primeira incursão na animação 3d. É espantoso porque a curta demonstra uma qualidade só ao alcance de alguns com muitos anos de experiência ou um talento excecional.


Temos uma iluminação perfeita com texturas e cores que criam a atmosfera ideal para a história em questão. A modelação apesar de se servir de formas geométricas simples, também ela é muito bem conseguida. Mas melhor ainda é a animação, toda ela apresenta um grande detalhe nos comportamentos do personagem, e sem falhas. A animação vai progredindo totalmente em harmonia com a narrativa do filme.


O filme apresenta ainda detalhes brilhantes como o coração do personagem, a forma como este é representado, e como este assume o controlo da ação e capta toda a nossa a atenção. Tudo isto envolvido por sets de batidas que dão nome à curta, e vida ao filme.



novembro 04, 2011

Um filme, 5 min, 6 mil pinturas

Khoda (2008) é uma curta de animação premiada que já tem alguns anos mas que apenas agora conheci. Se a trago aqui é porque para além do seu valor enquanto filme, fiquei maravilhado com as notas de produção do mesmo, e julgo que isso merece ser enaltecido, mesmo que seja passado todo este tempo. Khoda foi criado por Reza Dolatabadi como projecto de fim de curso quando estudava na School of Media Arts & Imaging, University of Dundee em 2008. O projecto do filme foi apresentado por Reza a partir de uma premissa simples:
What if you watch a film and whenever you pause it, you face a painting? 
(clicar para ver em HD)

Esta premissa implicaria que cada frame correspondesse a uma pintura. Ou seja, tendo em conta que cada segundo fílmico precisa de 24 frames, então seriam precisos 1440 quadros por cada minuto de filme. Como o filme tem quase 5 minutos, descontando os genéricos, Reza diz-nos que foram criados ao todo, 6 mil pinturas, num processo que se arrastou por dois anos.

(clicar para ver em HD)

Não consigo ter certezas sobre o meio de produção das pinturas. Apesar de me parecerem pinturas a óleo pelos efeitos criados na animação, quando analisadas as imagens em HD disponibilizadas pelo próprio no Flickr fico com dúvidas. Apesar de não ter dúvida quanto ao facto de serem imagens todas elas criadas manualmente, julgo tratar-se não de óleo, mas sim pintura digital. Aliás o que faz mais sentido tendo em conta a natureza do curso para o qual este projeto foi criado. Isto não faz menos do trabalho porque não é pelo facto de ser criado em computador que é um trabalho menor. Como digo, não tenho dúvidas que se trata de quadros todos eles criados à mão, um a um.

The Old Man and the Sea (1999) de Aleksandr Petrov

Já agora para ver um filme integralmente concebido a óleo sobre vidro, e porque nunca é demais citar esta obra-prima, The Old Man and the Sea (1999) de Aleksandr Petrov. Um filme com 19 minutos, para o qual foram criadas mais de 29 mil pinturas, durante dois anos por Aleksandr Petrov e o seu filho Dmitri Petrov. Pode ser visto na íntegra no YouTube.

(clicar para ver em HD)

Ainda em relação ao Reza é muito interessante saber que tem trabalhado para a Axis Animation um dos mais importantes estúdios de animação digital europeus, responsáveis por filmes como o cinemático de Under Siege ou o de Dead Island. Entretanto na Axis foi responsável pelos backgrounds da fabulosa mini-série de filmes promocionais de Sucker Punch.



Khoda (2008) de Reza Dolatabadi


Update 22:00, 4.11.2011: Em conversa no Facebook a Catarina Carneiro de Sousa fez-me chegar a textura, Backblech 02 criada por Sandra Wollberg, que entretanto confirmei ter sido utilizada na composição das pinturas do filme, o que vem reforçar a ideia de que se trata de pintura digital.

novembro 01, 2011

Filmes de Outubro 2011

Mais um mês, mais um leque de filmes. Fica marcado essencialmente por duas obras uma artística, The Tree of Life, a outra sobre a arte, PressPausePlay.

xxxxx    The Tree of Life    2011    Terrence Malick    USA

xxxx    PressPausePlay    2011    David Dworsky, Victor Köhler    Sweden

xxxx    Secretariat      2010    Randall Wallace    USA

xxxx    Cinema Verite    2011    Shari Springer Berman    USA


xxx    Limitless    2011    Neil Burger    USA
xxx    Les Petits Mouchoirs    2010    Guillaume Canet    France
xxx    Adam    2009    Max Mayer    USA

xxx    Zombieland    2009    Ruben Fleischer    USA

xx    Hot Tub Time Machine     2010    Steve Pink    USA
xx    Red    2010    Robert Schwentke    USA
xx    Simon Werner a disparu...    2010    Fabrice Gobert    France
xx    Le Code a Changé    2009    Danièle Thompson    France

xx    Rudo y Cursi    2008    Carlos Cuarón    Mexico

xx    Teresa, el cuerpo de Cristo    2007    Ray Loriga    España
xx    Rat    2000    Steve Barron    Ireland


[Nota, Título, Ano, Realizador, País]
[x - insuficiente; xx - a desfrutar; xxx - bom; xxxx - muito bom; xxxxx - obra prima]   

Curtas de videojogos pelo G4

A febre das curtas de cinema não para de aumentar no mundo dos videojogos, são os efeitos do storytelling transmedia. Existe uma cada vez maior apetência por ver os heróis e as narrativas passar de media em media, perceber como se comportam, como reagem, o que podem trazer de novo. Por outro lado é também uma forma de elevar os universos ficcionais criando outras formas de expressão, e abrindo um maior campo de ação para a arte dos videojogos. Na realidade os imaginários despoletados pelos videojogos estão cada vez mais presentes no mundo dos conteúdos de entretenimento, assumindo-se como uma parte integrante e indissociável dos universos criativos do século XXI.


Assim o portal G4 criou o G4 Films Epictober Film Festival, um festival online no qual apresentou nos passados dias 24 a 26 de Outubro, três filmes de horror baseados em conceitos e narrativas de videojogos. Os jogos transmediados foram - Duck Hunt (1984), Mario Kart (1992) e Angry Birds (2009).


Em The Hunt temos uma caçada, numa típica inóspita zona do interior dos EUA, com os personagens também tipo, os dois palermas da cidade e o velho conhecedor. Um pequeno filme carregado de convencionalismo, que ainda assim nos serve bom storytelling, e ligações concretas ao jogo Duck Hunt. Na parte dos FX somos servidos com algum bom trabalho no campo do gore, o que me impressiona menos é a performance dos dois citadinos.


Kart Driver começa por nos atirar para o mundo de Mario Kart mas depressa percebemos que a meta está na conquista da namorada que entretanto foi raptada por Donkey Kong. A narrativa é fraca, por outro lado a cinematografia e o humor compensam bem o tempo investido.


The Birds of Anger é sem dúvida o melhor trabalho, faz uma mistura direta entre The Birds (1963) de Hitchcock e Angry Birds (2009) da Rovio, diria que com uns 80% de Hitchcock e 20% da Rovio. Os cenários, roupas e cinematografia são brilhantes. A narrativa também funciona muito bem, e para quem conhece bem ambos os reinos ficcionais, diverte-se à procura de pistas que permitam a leitura da proveniência de cada dado narrativo. Aliás numa fusão com exatamente os mesmos ingredientes, mas no campo da ilustração, Dan Elijah Fajardo criou há duas semans o "Them Birds".


Cada filme tem cerca de 8 minutos, e valem bem os minutos que dispensarem para os ver. Se estiverem com pouco tempo vejam The Birds of Anger, e mais tarde os outros dois.


The Hunt, (2011), Sam Balcomb, 10m

Kart Driver, (2011), Drew Daywalt, 9m

The Birds of Anger, (2011), Gregg Bishop, 7m

Ofertas de trabalho na academia internacional

Aqui ficam três ofertas de trabalho na academia internacional - Canada, Inglaterra e EUA - todas no campo dos Media Interativos (Interactive Media).


01 Offer: Assistant/Associate/Full Professor (tenured or tenured-track) – Game Development and Entrepreneurship
Who: University of Ontario Institute of Technology
Country: Canada
Deadline: January 31, 2012Offer Link

02 Offer: Lectureships/Senior Lectureships in Interactive Systems
Who: Teesside University
Country: UK
Deadline: 24 November 2011
Offer Link:

03 Offer:  Tenure Track Faculty Position in Design and Interactive Media
Who: Northeastern University
Country: USA
Deadline: December 1, 2011
Offer Link